Jornal de ofertas

Promoções

Receitas deliciosas

Sugestão de listas de compras

Setores

Chaim KIDS

Trabalhe conosco

Pesquisa de Satisfação

Conheça o Chaim

Grupo Giro Certo

Fale Conosco

Cartão Chaim

voltarVoltar      Você está aqui página inicial Busca de eventos Notícias CHOCOLATE: PRAZER DE COMER SEM CULPA
CHOCOLATE: PRAZER DE COMER SEM CULPA
+ Notícias
05/04/2012 - Notícias

SUGESTÃO DE PRESENTE

Páscoa, Dia dos Namorados e Dia das Mães são ótimas datas para presentear alguém querido com chocolates. Independente do tamanho, forma ou composição, o chocolate será sempre um presente irrecusável para qualquer pessoa. No Chaim, você encontra os mais variados tipos de chocolates, inclusive para você que gosta de confeitar. Para a Páscoa, são cerca de 60 tipos de ovos de chocolate para agradar todos os gostos.
 
 
HOSTÓRIA DO CHOCOLATE
 
O chocolate é um alimento feito à base de cacau, amêndoas torradas e aromatizantes, desde o início de sua história é usado como bebida, mas apresenta também versões sólidas e pastosas.
Cientistas já encontraram vestígios de uma plantação de cacau que data que 1100 a 1400 a.C. Os vestígios indicam que o cacau não era utilizado só como bebida, mas a também como fonte de açúcares fermentáveis para produção de bebidas alcoólicas.
Os Maias consumiam o cacau em rituais em forma de uma bebida amarga considerada por eles mágica, a bebida na maioria das vezes era temperada com pimenta e baunilha, os Maias acreditavam que os deuses emanavam energia através da bebida.
Com ele, faziam um líquido escuro que chamavam de xocoatl (do náuatle xococ "amargo" + atl "água"). Em 1502, a ilha de Guanaja, habitada pelos astecas, povo místico e religioso, recebeu a esquadra de Colombo. O navegador foi um dos primeiros europeus a provar o sabor do chocolate. O chocolate também era um bem luxuoso e importante na América Central e os grãos de cacau eram usados como moeda.
Por centenas de anos, o processo de fabricação do chocolate permaneceu o mesmo. Muitas mudanças ocorreram e trouxeram o alimento para as formas de hoje. No século XVIII, máquinas de espremer manteiga de cacau foram criadas e isso ajudava a fazer um chocolate mais consistente e durável. A partir daí, o consumo do chocolate foi popularizado e espalhado pelo mundo todo.
 
TIPOS DE CHOCOLATE
 
O CHOCOLATE AMARGO é feito com os grãos de cacau torrados sem adição de leite, e algumas versões permitem a sua utilização como base para sobremesas, bolos e bolachas. Deve-se usar um mínimo de 35% de cacau, segundo as normas européias.
O CHOCOLATE AO LEITE ou chocolate de leite leva na sua confecção leite ou leite em pó. As normas européias estabelecem um mínimo de 25% de cacau.
A COUVERTURE é o chocolate rico em manteiga de cacau, utilizados pelos profissionais chocolateiros, com mais de 70% de cacau e cerca de 40% de gordura.
O CHOCOLATE BRANCO é feito com manteiga de cacau, leite, açúcar e lecitina, podendo ser acrescentados aromas como o de baunilha. Inventado na Suíça após a I Guerra Mundial, só foi divulgado nos anos 80 do século XX por uma das maiores empresas do mundo no ramo.
Quanto ao formato, o chocolate pode ser comercializado em tabletes, barras, gotas, raspas e em outras versões mais peculiares, como na forma de ovos e línguas de gatos.
 
 
 
 
 CHOCOLATE FAZ BEM À SAÚDE?
 
Apesar de o chocolate ser geralmente consumido por prazer, há alguns efeitos positivos para a saúde na ingestão do alimento. O cacau ou o chocolate amargo, por exemplo, são benéficos para o sistema circulatório pois ocorre uma pequena diminuição na pressão sangüínea após o consumo diário de chocolate amargo. Outros efeitos incluem as propriedades anticancerígenas, estimulantes cerebrais e a capacidade de curar diarréias, além de possuir uma considerável ação antioxidante. As propriedades afrodisíacas do chocolates ainda não foram comprovadas. Por outro lado, ingerir grandes quantidades de alimentos altamente energéticos, tais como o chocolate, aumenta o risco de obesidade.
 
VALOR NUTRITIVO
 
O chocolate é um alimento muito nutritivo. Contém proteínas, gorduras, cálcio, magnésio, ferro, zinco, caroteno, vitaminas E, B1, B2, B3, B6, B12 e C. Estudos recentes sugerem a possibilidade de o consumo moderado de chocolate preto e amargo trazer benefícios para a saúde humana.

 

 

TODOS OS ALIMENTOS DEVEM SER CONSUMIDOS COM CUIDADO E MODERAÇÃO.

ANTES DE INGERIR QUALQUER ALIMENTO, INFORME-SE SOBRE QUANTIDADES E TIPOS COM SEU NUTRICIONISTA OU MÉDICO.

W W W . C H A I M . C O M . B R
É PROIBIDA A VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS, CIGARROS E ASSEMELHADOS A CRIANÇAS E ADOLESCENTES MENORES DE IDADE, CONFORME O ART. 81 DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (LEI FEDERAL Nº 8.069, DE 1990)
PROIBIDA A VENDA PARA MENORES DE IDADE
Recursos e utilidades
Jornal de ofertas
Rotisseria
Receitas deliciosas
Promoções
Notícias
Newsletter
Sugestões de lista de compra
Álbum de fotos
Diversão - Chaim KIDS!
No Chaim Supermercados
SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor
Pesquisa de satisfação
Trabalhe conosco
Patrocínio, parcerias ou doações
Política de privacidade
Missão, Visão, Valores e Atitudes
Conheça o Chaim
Loja 1
Loja 2
Departamentos
Formas de pagamento
Chaim Supermercados ® - Todos os direitos reservados   |  Morro Agudo - SP - Política de privacidade
Dev by i12 - Desenvolvimento de softwares, aplicações web e sites