Jornal de ofertas

Promoções

Receitas deliciosas

Sugestão de listas de compras

Setores

Chaim KIDS

Trabalhe conosco

Pesquisa de Satisfação

Conheça o Chaim

Grupo Giro Certo

Fale Conosco

Cartão Chaim

voltarVoltar      Você está aqui página inicial Busca de eventos Notícias VAI UM PÃO FRANCÊS AÍ?
VAI UM PÃO FRANCÊS AÍ?
+ Notícias
05/01/2012 - Notícias

 HISTÓRICO DO PÃO

O homem começou a assar pães pelo menos 6 mil anos antes de Cristo. Nossos antepassados pegavam pedras, esmagavam sementes e isso resultava numa farinha crua, que se misturada com água se transformava em massa. Essa massa arredondada eram cozidas em cima de pedras que iam diretamente em cima do fogo. E o resultado disso tudo era um pão duro e com textura diferente dos de hoje.

Dizem que a descoberta de que a massa do pão poderia crescer foi de um egípcio que esqueceu e deixou a massa crua fora do fogo e quando lembrou-se, ela tinha fermentado.

PÃO FRANCÊS NO BRASIL

A receita do pão francês hoje mais consumido no Brasil surgiu no início do século XX, provavelmente perto da Primeira Guerra Mundial, por encomenda de brasileiros endinheirados que voltavam de viagem a países da Europa. Até o fim do século XIX, o pão mais comum no Brasil era completamente diferente, com miolo e casca escuros. Na época, era bastante popular em Paris um pão curto com miolo branco e casca dourada - espécie de precursor da baguete, atual predileção dos franceses. Os viajantes de famílias ricas que voltavam de lá descreviam o produto aos seus cozinheiros, que tentavam então reproduzir a receita pela aparência. O resultado foi a invenção do pão francês brasileiro.

Em algumas regiões do país ele se difere de sua fonte de inspiração européia, por poder levar um pouco de açúcar e gordura em sua composição. Com o tempo, o novo pão foi ganhando apelidos locais diferentes, como pãozinho (São Paulo), pão massa grossa (Maranhão), cacetinho (Rio Grande do Sul, Bahia), pão careca (Pará), média (Baixada Santista), filão, pão Jacó (Sergipe), pão de sal, ou pão carioquinha (Ceará) em diferentes cidades do Brasil.

SAÚDE

Desde muitos anos atrás, se utiliza os pães na alimentação, principalmente como café da manhã e da tarde. Hoje, na mesa do café do brasileiro, tradicionalmente encontramos o pão, sobretudo o francês como um item que não pode faltar.

 
W W W . C H A I M . C O M . B R
É PROIBIDA A VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS, CIGARROS E ASSEMELHADOS A CRIANÇAS E ADOLESCENTES MENORES DE IDADE, CONFORME O ART. 81 DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (LEI FEDERAL Nº 8.069, DE 1990)
PROIBIDA A VENDA PARA MENORES DE IDADE
Recursos e utilidades
Jornal de ofertas
Rotisseria
Receitas deliciosas
Promoções
Notícias
Newsletter
Sugestões de lista de compra
Álbum de fotos
Diversão - Chaim KIDS!
No Chaim Supermercados
SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor
Pesquisa de satisfação
Trabalhe conosco
Patrocínio, parcerias ou doações
Política de privacidade
Missão, Visão, Valores e Atitudes
Conheça o Chaim
Loja 1
Loja 2
Departamentos
Formas de pagamento
Chaim Supermercados ® - Todos os direitos reservados   |  Morro Agudo - SP - Política de privacidade
Dev by i12 - Desenvolvimento de softwares, aplicações web e sites